A agência FSB pontuou em primeiro lugar na disputa pela controvertida conta corporativa do Ministério das Comunicações (MCom), estimada em R$ 60 milhões, e que tem sido apontada como criada apenas para divulgar o Governo Bolsonaro no exterior.
Com um número grande de exigências em seu edital, a Concorrência nº 00002/2021 acabou atraindo apenas três agências na primeira sessão, realizada dia 13/12/2021. Além da FSB, a Approach e a Weber Shandwick (S2 Publicom).
A subcomissão técnica, que teve a participação de Bruna Andrade de Almeida e Bruno Aragão Pradera, como membros vinculados ao MCom, e Fábio Augusto Oliveira Pinheiro como julgador sem vínculo, concedeu nota 85,69 para a FSB, que foi seguida pela Weber Shandwick, com 81,01. A Approach, com 77,77, ficando abaixo do limite de 80, foi considerada desclassificada.
Agora abre-se o prazo para os recursos das agências insatisfeitas e, em seguida, a abertura das propostas de preço.
Assim ficaram as notas de cada uma nos três quesitos:
Empresa | Plano de Comunicação | Capacidade de Atendimento | Relatos de Soluções de Comunicação | Total |
FSB | 68,60 | 12,97 | 4,12 | 85,69 |
Weber Shandwick | 58,07 | 18,27 | 4,67 | 81,01 |
Approach | 55,47 | 17,57 | 4,80 | 77,84 |
ATUALIZAÇÃO EM 07/02/2022
Após a confusão criada pela Comissão de Licitação, concedendo notas para a Weber Shandwick (S2 Publicom) que deveriam ter ido para a FSB, as agências foram convidadas a comparecer este dia 07/02/2022 para receber a informação correta, que ficou desta forma:
Empresa | Plano de Comunicação | Capacidade de Atendimento | Relatos de Soluções de Comunicação | Total |
FSB | 68,6 | 18,3 | 4,7 | 91,5 |
Weber Shandwick | 58,1 | 13,0 | 4,1 | 75,2 |
Approach | 55,5 | 17,6 | 4,8 | 77,8 |
Com esses números, tanto a Weber quanto a Approach ficaram abaixo de 80 pontos e foram consideradas desclassificadas.
ATUALIZAÇÃO EM 22/03/2022
O Diário Oficial oficializou a FSB como vencedora da concorrência nº 2/2021, por ter aceito, na fase de Propostas de Preço, praticar o mesmo desconto de 5,25% que a S2Publicom colocou em sua documentação. O percentual originalmente oferecido pela FSB havia sido de 5%.
Como a terceira agência concorrente, a Approach, deu um desconto de 4% — o menor dos três –, ele não precisou ser considerado.
ATUALIZAÇÃO EM 17/01/2024
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM-PR), que passou a ser a responsável pela conta — e não mais o Ministério das Comunicações — corrigiu o valor da verba em 25% a partir deste ano, passando para R$ 75 milhões anuais.
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